Fale Conosco

News Tv Premium

“Total descontrole”, cita relatório sobre casos de covid-19 entre yanomamis | SBT Brasil (21/11/20)

Noticias

“Total descontrole”, cita relatório sobre casos de covid-19 entre yanomamis | SBT Brasil (21/11/20)

Quase oito meses após a primeira morte por Covid-19 entre os Yanomami, em Roraima, o cenário sanitário na Terra Indígena é de total descontrole, segundo o relatório inédito que detalha o avanço da pandemia no território indígena e aponta que um em cada três Yanomami já pode ter sido contaminado pelo novo coronavírus.

Lançado nesta quinta-feira, dia 19, o documento elaborado pela Rede Pró-Yanomami e Ye’kwana e pelo Fórum de Lideranças da TIY, destacou que o número de casos confirmados no território saltou de 335 para 1.202 entre agosto e outubro – um aumento de mais de 250% de casos nos últimos três meses. Até o final de outubro já se somaram 23 óbitos por Covid-19, entre confirmados e suspeitos. Ao todo, o Brasil já registrou 39.647 casos confirmados com 877 mortes de indígenas, o que representa 161 povos atingidos no país pela doença.

No caso dos estados de Roraima e Amazonas, já possuem casos confirmados em 23 das 37 regiões, com cerca de 26,7 mil indígenas, incluindo grupos isolados ainda mais vulneráveis à doença.

A finalidade do relatório é denunciar a baixa assistência do governo federal aos povos e as constantes ameaças de invasão de garimpeiros. O documento deve ser protocolado às autoridades brasileiras.

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Facebook

To Top